Como a FocusNet ajuda empresas do segmento de turismo com infraestrutura de TI
As empresas do segmento de turismo precisam lidar com uma infinidade de informações que envolvem reservas de voos, hospedagens e deslocamentos ― tudo isso para oferecer um pacote completo ao cliente final.
Para manter a competitividade nesse mercado, as agências precisam atingir altos índices de eficiência operacional, financeira e gerencial. Para tanto, é fundamental apostar na tecnologia para otimizar processos e reduzir custos.
Por isso, investimentos em softwares de gestão, sistemas integrados, lojas virtuais, centrais de atendimento e infraestrutura de TI devem fazer parte do planejamento estratégico. Nesse caso, o outsourcing costuma ser a melhor alternativa para as empresas que desejam manter o foco no seu core business, evitando distrações e gastos adicionais.
Entretanto, para administrar essa imensa quantidade de dados, é preciso adquirir soluções robustas e ainda contar com profissionais especializados, preparados para enfrentar questões críticas ― como segurança, gerenciamento, backups e cumprimento de cronogramas.
Caso real: a parceria entre a Agaxtur e a FocusNet
A Agaxtur é uma agência de turismo com mais de 60 anos de atuação no cenário brasileiro e patrocinadora oficial da Copa do Mundo na Rússia em 2018 . Entre as diversas opções disponíveis, os cruzeiros nacionais e internacionais merecem destaque especial.
Apesar da maturidade da empresa, os gestores já haviam percebido que algumas rotinas internas poderiam ser aperfeiçoadas e, para conseguir vencer a concorrência, seria preciso conquistar mais produtividade.
Na época, a Agaxtur não dispunha de um departamento exclusivo para as demandas de TI e isso afetava diretamente os resultados finais. De fato, é muito importante ter uma equipe realmente capacitada, com o conhecimento técnico necessário para decidir quais as opções mais adequadas para a cada situação.
Os incidentes e as requisições eram assuntos tratados informalmente, sem registros, históricos ou análises de causa. A ausência de procedimentos oficiais, workflows e mecanismos para o compartilhamento de informações, prejudicavam o desempenho geral do time.
A parceria com a FocusNet fez com que essas falhas fossem eliminadas. Com o outsourcing de TI , a Agaxtur passou a contar com um parceiro especializado nesse tipo de gerenciamento ― minimizando os riscos e as ameaças ao negócio.
Os resultados para a Agaxtur
Com base em uma avaliação bastante ampla, a FocusNet pode chegar a um diagnóstico sobre as oportunidades de melhoria. Assim, foi possível elaborar propostas voltadas ao aperfeiçoamento da infraestrutura, validando novas soluções.
Desse modo, além da prestação de serviços para sustentação do ambiente, a parceria também evidenciou outros pontos que poderiam ser tratados pela FocusNet, sem provocar impactos significativos no orçamento.
Com a implementação de projetos pontuais, a Agaxtur ganhou escalabilidade e estendeu o horário do call center. Além disso, o atendimento passou a ser realizado por profissionais com know how diferenciado, capazes de agregar valor e fidelizar os clientes.
Com a gestão de TI terceirizada, a empresa pôde manter gestores e equipes dedicados às atividades mais relevantes para a agência, incluindo o relacionamento com os fornecedores e demais players ― como companhias aéreas, redes de hotéis e locadoras de veículos, por exemplo.
A terceirização também favoreceu a racionalização dos recursos financeiros, sendo que as verbas disponíveis passaram a ser destinadas exclusivamente as soluções que garantissem o retorno do investimento ( ROI ) de forma rápida e efetiva.
Afinal, o outsourcing é sempre uma ótima opção quando o serviço exige uma qualificação específica dos profissionais ou quando não faz parte do escopo da empresa.
Outro ponto positivo dessa parceria é a gestão compartilhada, em que contratante e contratada têm os mesmos objetivos. Por isso, as ações e os planos de contingência são elaborados em conjunto, de modo a garantir maior aplicabilidade.
Os serviços oferecidos pela FocusNet
A AFocusNet partiu de uma análise detalhada da situação, considerando a estrutura física e a lógica da rede, bem como a absorção total do time interno. Após 30 dias de imersão, uma análise SWOT embasou a construção da proposta inicial.
O primeiro passo foi a colocação de uma central de serviços à disposição da Agaxtur, visando aumentar a capacidade de atendimento da agência ― seja para esclarecer de dúvidas, solucionar problemas ou para prospectar novos clientes.
Com essa iniciativa, foi possível evitar despesas importantes com automação, treinamento, encargos e folha de pagamento.
Além disso, a FocusNet passou a realizar o gerenciamento de toda a infraestrutura de TI ― contemplando a implementação de KPIs (Key Performance Indicators) e SLA (Service Level Agreement). Assim, foi possível definir metas mais realistas, para todas as equipes.
Com o acompanhamento permanente desses indicadores, os gestores conseguem medir performances, identificar gargalos, reconhecer fragilidades e claro, providenciar os ajustes necessários.
A FocusNet também oferece o suporte gerenciado, cobrindo os quatro domínios do COBIT: planejar e organizar, adquirir e implementar, entregar e suportar, monitorar e avaliar.
Vale lembrar que o COBIT é um conjunto de diretrizes que regem os processos, as práticas e os controles de TI ― visando a redução de riscos e garantia da integridade, da confiabilidade e da segurança.
Com essa metodologia, a FocusNet consegue aprimorar todos os fluxos da Agaxtur, optando por soluções de curto, médio e longo prazos, que assegurem a lucratividade e a ampliação do market share.
Outro serviço oferecido pela Amancay está relacionado ao próprio outsourcing da gestão de infraestrutura de TI , que abrange não apenas o call center, mas também, o service desk e o data center.
Como a Agaxtur chegou até a FocusNet
Antes de contratar uma prestadora de serviços, é essencial conduzir uma pesquisa de mercado, verificando aspectos críticos, como reputação, portfólio, capacitação dos times, expertise e indicações de outros clientes.
Foi assim que a Agaxtur chegou até a FocusNet ― empresa que atua no setor de TI há mais de 20 anos e possui uma sólida experiência em projetos de infraestrutura e também, em segurança, outsourcing, suporte e cloud gerenciados.
Com propostas customizadas, a FocusNet oferece soluções sob medida, seguindo rigorosamente os prazos de entrega e os padrões de qualidade acordados.
A FocusNet atende operações de todos os portes, como modelos escaláveis e flexíveis, que garantem mais produtividade e abrangência para as agências de turismo.
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